Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de abril de 2014

5 Benefícios do Chocolate para sua saúde

Quem resiste a um bom chocolate? Conheço pouquíssimas pessoas que não ligam para este néctar dos deuses, e te garanto que eu não sou uma delas. Eu já fui chocólatra assumida, mas hoje em dia consigo me controlar diante desta delícia (exceto em épocas de TPM, porque né? Ninguém é de ferro).

A cada dia, o chocolate desperta mais e mais o interesse dos pesquisadores, que estudam o alimento incansavelmente em busca de seus benefícios. Você sabia que uma pequena porção diária de chocolate (cerca de 30 gramas) ajuda na saúde do seu coração? Pois é!
Benefícios do chocolate

A diferença entre os diversos tipos de chocolates está na composição que eles apresentam. O chocolate amargo contém menor quantidade de açúcar em relação ao meio amargo. Já, o chocolate ao leite, além de conter açúcar, também possui leite. O chocolate branco é produzido a partir da manteiga de cacau e, por isso, apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de calorias.

O chocolate que é considerado mais benéfico à saúde é o o amargo com concentração de 60% de cacau ou mais. O menos benéfico é o chocolate branco por conter mais gordura.

Confira algumas características do chocolate e os benefícios que ele pode trazer à sua saúde e faça a sua escolha.

5 Benefícios do Chocolate para a sua saúde


1. O chocolate apresenta compostos antioxidantes chamados de flavonóides que impedem que o colesterol ruim se oxide e se deposite nos vasos sanguíneos, estando, portanto, relacionado com a prevenção de doenças do coração;

2. A cafeína e a teobromina são compostos vasodilatadores que estão presentes, principalmente, nos chocolates escuros, sendo mais um motivo para que os chocolates ajam em benefício da saúde do coração;

3. O chocolate com maior quantidade de cacau – chocolate amargo com teor superior a 60% de cacau – está relacionado à saúde do coração, já que apresenta as três substâncias (flavonóides, cafeína e teobromina) que ajudam a reduzir o colesterol e são vasodilatadores ajudando na circulação sanguínea;

4. Minerais importantes para o organismo também são presentes nos chocolates, entre eles: ferro, manganês, potássio e magnésio;

5. O consumo dos chocolates amargos deve ser de 3 a 4 vezes por semana e em pequena quantidade, ou seja, no máximo, 30 gramas ou uma barrinha pequena. E, vale lembrar que o chocolate ao leite não apresenta o mesmo benefício já que é rico em açúcar e gorduras.


Tipos de chocolates


· Chocolate ao leite: massa de cacau, açúcar e leite em pó integral. Quantidade de cacau: 36 a 46%. (Em média 568 kcal / 100gr)

· Chocolate meio amargo: massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau. Como o chocolate amargo, apresenta coloração escura por não levar leite, mas contém açúcar, o que suaviza o sabor. Quantidade de cacau: 52 a 62%. (Em média 550 kcal / 100gr)

· Chocolate amargo: chocolate muito pouco refinado, composto apenas por massa de cacau e manteiga de cacau. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo. Quantidade de cacau: 63 a 72%. (Em média 550 kcal / 100gr)

· Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite em pó integral. É o mais delicado – é branco porque não tem a massa de cacau. (Em média 549 kcal / 100gr)

· Chocolate diet: não contém açúcar na composição. Assim, o edulcorante (adoçante) é acrescentado para substitui-lo, mas muitas pessoas reclamam que este ingrediente deixa um sabor residual desagradável. Porém, no lugar do açúcar, é acrescentada mais gordura do que o normal, o que é um inconveniente para quem está ligado em eliminar a gordura da alimentação. (Em média 473 kcal / 100gr)

Sempre dou preferência para o chocolate meio amargo pois é o que mais agrada o meu paladar. E por ai, qual é o seu tipo de chocolate favorito?




Nenhum comentário:

Postar um comentário