Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Lendas urbanas da internet

São notórios os casos de lendas urbanas envolvendo palhaços motoristas de vã, loiras do banheiro e fígados em banheiras de gelo. Mas a chegada da internet potencializou os casos de horror e teorias da conspiração. Sejam em fóruns na internet ou correntes do WhatsApp, as histórias de terror estão cada vez mais assustadoras (e visuais).
Slender Man
Slender Man (Foto: Reprodução)

Sem rosto e com a capacidade de alongar seus membros, o Slender Man é um dos personagens fictícios mais assustadores da internet. Produto de um fórum chamado Creepy Pasta, no qual os usuários postam lendas urbanas, o monstrengo ganhou notoriedade depois que duas garotas tentaram esfaquear uma amiga para homenageá-lo, nos Estados Unidos. As crianças foram presas e estão aguardando julgamento. O estúdio Screen Gems, divisão da Sony, já está em negociações para transformar o terrível meme em filme, como anunciamos nesta live.

_9MOTHER9HORSE9EYES9
 (Foto: Reprodução/ Reddit)

Desde o fim de abril um misterioso usuário do Reddit vem assustando os desavisados da rede. Sob a alcunha de _9MOTHER9HORSE9EYES9, ele responde a postagens aleatórias com trechos literários que parecem ser a descrição de um “mundo alternativo macabro”, segundo o site The Verge. As narrativas que evocam um estilo de ficção científica horripilante vem atraindo cada vez mais fãs. Apesar dos esforços, ninguém sabe a verdadeira identidade do autor, mas o site Motherboard suspeita que seja um usuário da sub r/DigitalCartel, grupo famoso pelas paranoias e teorias da conspiração.
Samara de Cascavel
Samara, de Cascavel, uma das correntes brasileiras mais famosas (Foto: Reprodução/Orkut)
Se você era usuário ativo do (finado) Orkut, provavelmente já se deparou com a corrente da Samara. A postagem era supostamente escrita pela própria menina (que se estivesse viva teria 14 anos), que contava como sofreu um acidente ao andar de bicicleta em sua cidade natal, Cascavel, no Paraná. Samara ficou presa no arame e morreu. Por isso, afirma que se quem ler sua história não repassá-la para vinte pessoas, será visitado por ela e conhecerá "o tal arame bem de pertinho".
No, It's Becky
Postagem original no Tumblr e a camiseta de Taylor Swift (Foto: Reprodução/Tumblr)
Em 2014, uma corrente típica daquelas desenvolvidas para assustar pré-adolescentes surgiu no Tumblr. A postagem começou a circular rapidamente dentro da rede de blogs, e nela era contada a história de Becky, uma menina que costumava ser "feliz e popular", até experimentar maconha e morrer instantaneamente. A corrente pede ainda que as pessoas não usem maconha, "a droga mais perigosa que existe por ai". A história era acompanhada da imagem de uma menina sorrindo. Logo, um usuário apontou o óbvio: a menina na foto era Taylor Swift na adolescência. "Não, é a Becky", retrucou o responsável pela corrente, que acabou virando um meme utilizado pela própria cantora.
Avril Está Morta
Quem é a verdadeira Avril Lavigne? (Foto: Reprodução/Avril Está Morta)
A teoria da conspiração de que a cantora Avril Lavigne morreu e foi substituída por uma sósia surgiu na internet brasileira. Na metade dos anos 2000 foi criado o blogspot (!) "Avril Está Morta", que relata como a canadense morreu e quem aparece na mídia atualmente é uma atriz — que aliás estaria tentando nos contar a verdade por meio das letras de suas músicas. Essa história tinha sido esquecida há uns anos atrás, até ser revivida em outubro de 2015 pelo Buzzfeed dos Estados Unidos. Assim que um dos repórteres do site começou a falar sobre isso no Twitter, vários veículos começaram a dar manchetes sobre o temaVale lembrar que o "Avril Está Morta", na verdade, foi criado para mostrar como teorias da conspiração podem se espalhar rapidamente pela internet — o blog conta, inclusive, com teorias sobre outras celebridades, como Demi Lovato e Paul McCartney —, ou seja, caímos direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário