Classificados de empregos

sábado, 7 de março de 2020

Homenagem ao dia das mulheres

Dia internacional de conscientização pelos direitos das mulheres ou Dia da celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.


No Brasil sinônimo de dia de presentar as mulheres, o que não passa de mais uma jogada de marketing para vender. Pois esse dia seria para nos conscientizar sobre a luta das mulheres por um mundo melhor e mais igualitário, junto a um planeta tão machista.

Acessem o link abaixo para ler sobre mulheres que verdadeiramente precisam ser lembradas:

https://fabioinocente.blogspot.com/2013/03/feliz-dia-das-mulheres-personagens.html


Como tudo começou?
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, porém a história vem de muito antes, do início do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina em massa ao operariado. Diante de condições insalubres de trabalho, começou um movimento de mulheres na América e na Europa, reivindicando melhores condições de vida e trabalho. As jornadas diárias de trabalho excessivas e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

Socialista Clara Zetkin
Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialista em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.


O incêndio na Triangle Shirtwaist Company
No Brasil, nos últimos anos, foram divulgadas matérias associando o Dia Internacional da Mulher ao incêndio na Triangle Shirtwaist Company, que se localizava na esquina da Rua Greene com a Washington Place nos Estados Unidos, quando, na verdade, Clara Zetkin propôs a data comemorativa um ano antes do incêndio. É muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres.



 Incêndio na Triangle Shirtwaist Company, verdade ou mito?







Nenhum comentário:

Postar um comentário