"O que você está sentindo? A pergunta, aparentemente simples, muitas vezes é difícil de ser respondida. Uma reação inesperada de raiva, de choro, um grito, um momento de espanto, podem ser surpreendentes até para quem experimenta essas sensações. O professor americano Robert Plutchik tentou mapear este universo complexo [Plutchik propôs seu modelo em forma de cone (3D) ou o modelo de roda (2D)]. O trabalho dele deu origem à chamada Roda de Emoções, uma estrela de oito pontas, na qual cada uma dessas representa um sentimento primário com pares opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e desgosto, antecipação e surpresa.
Aqui você encontra de tudo, esporte, lazer, atualidades, religião, politica, enquetes variadas, e os melhores videos da internet.
Classificados de empregos
▼
terça-feira, 22 de junho de 2021
Adquira Inteligência Emocional através da Roda das emoções de Plutchik
A união de duas pontas imediatas da estrela forma a chamada díade, uma dupla primária que resulta em um terceiro sentimento. Por exemplo: a união da alegria com a confiança dá origem ao amor. Raiva e nojo podem podem levar ao desprezo; êxtase e terror tendem à admiração, e por aí vai. Já no caso em que os sentimentos então em duas pontas entremeadas por uma terceira, estamos diante da denominada díade secundária. Tristeza e raiva resultariam em inveja. Raiva e alegria juntas podem ser a presença certeira do orgulho. Mas, se duas pontas da estrela da Roda das Emoções estão separadas por outras duas, essa conjunção é chamada de díade terciária. Tristeza e antecipação teriam origem no pessimismo. Medo e antecipação inspirariam a ansiedade."
Fonte: CVV
Nenhum comentário:
Postar um comentário