Classificados de empregos

domingo, 10 de julho de 2022

Doutor Carlos Chagas



Carlos Ribeiro Justiniano Chagas nasceu aos 9 de julho de 1878, na Fazenda Bom Retiro, a cerca de vinte quilômetros da cidade de Oliveira, Minas Gerais.


O Pai de Carlos Chagas, José Justiniano Chagas, casou-se com Mariana Candida Ribeiro de Castro, cujo pai, Carlos Ribeiro de Castro, possuía fazendas na região, entre as quais a Bom Retiro.


Carlos Chagas foi o primeiro dos quatro filhos do casal. Tinha 4 anos quando o pai faleceu. A mãe assumiu, então, a administração do cultivo do café na Fazenda Bom Retiro e também na Fazenda Bela Vista, que José Justiniano havia adquirido nas proximidades de Juiz de Fora.


A convivência do menino com a elite agrária de Minas Gerais, seus tios maternos, Cícero, Olegário e Carlos – o “tio Calito” era médico formado no Rio de Janeiro e dono de uma casa de saúde em Oliveira –, fez com que ele manifestasse, desde cedo, vontade de avançar nos estudos, com particular interesse pela medicina. Aos 8 anos, já alfabetizado, foi matriculado no Colégio São Luís, dirigido por jesuítas em Itu, interior de São Paulo.


A rígida disciplina do internato não agradou ao menino. Em maio de 1888, ao ter notícias sobre boatos de que os escravos recém-libertados estariam depredando fazendas, fugiu para ir ao encontro de sua mãe. A indisciplina foi punida com a expulsão e Carlos foi transferido para o Ginásio São Francisco, em São João del-Rei, Minas Gerais.


Fundado pelo padre João Batista do Sacramento (1852-1907), o Ginásio São Francisco era uma renomada instituição de ensino e seu corpo docente reunia importantes nomes da intelectualidade são-joanense. Professor de latim e de história natural, o padre Sacramento foi uma figura marcante na formação do menino vindo de Oliveira.


Concluídos os estudos, Mariana decidiu que seu filho deveria formar-se em engenharia. Em 1895, Chagas ingressou no curso preparatório da Escola de Minas de Ouro Preto, tradicional centro de ensino superior. Os excessos da vida boêmia, contudo, custaram-lhe a reprovação nos exames e o retorno a Oliveira. Com a ajuda do tio médico e do avô, o jovem venceu a resistência da mãe e mudou-se para o Rio de Janeiro, capital federal, para estudar medicina.


Carlos Chagas formou-se em 1902 com uma tese sobre hematologia da malária , trabalhando no novo instituto de pesquisas médicas criado pelo notável médico, e mais tarde amigo e colega, Oswaldo Cruz (1872-1917).


Carlos Chagas ficou mundialmente conhecido ao descobrir a doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana , em 1909, enquanto trabalhava no Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.


Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário