Classificados de empregos

sábado, 23 de julho de 2022

A Fazenda do Imperador



A Fazenda Imperial de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, fora nos anos de juventude do Imperador Dom Pedro II sua propriedade predileta, por outro lado, sua moradia principal continuava a ser a Quinta da Boa Vista, mais conhecida como Paço de São Cristóvão. A Primeira Ligação Telefônica do Brasil foi instalada ente os dois Palácios na década de 1870.


A Fazenda Santa Cruz foi originalmente uma fazenda e convento jesuíta datado de 1570, tornou-se residência dos vice-reis portugueses no Brasil no final do século XVIII. Quando o rei João VI e a família real mudaram a corte para o Brasil em 1808, o palácio tornou-se residência real. Após o regresso do rei a Portugal, o príncipe regente Pedro I continuou a utilizar o palácio. Após seu casamento com a princesa Leopoldina em 1818, passaram a lua de mel no palácio. A propriedade tornou-se um dos palácios imperiais com a independência do Brasil em 1822. O imperador Pedro II mais tarde usou o palácio como residência de verão.


Antes da Construção do Palácio de Petrópolis, tradicionalmente, a família imperial se mudava, na época de Verão, do Paço de São Cristóvão para a fazenda de Santa Cruz, situada numa planície a oeste do Rio de Janeiro. Todavia, Santa Cruz era quase tão tórrida quanto a cidade do Rio de Janeiro. 


A Partir de 1852 após a morte de seu filho, o Principe Dom Pedro Afonso vítima de febre amarela contraída na Fazenda Santa Cruz, Dom Pedro II passou a se hospedar em Petrópolis com a família entre Dezembro e Abril, substituindo a tradição do Avô Dom João VI e do Pai Dom Pedro I de viverem aquela época do ano em Santa Cruz.


O Imperador Dom Pedro II era críticado por sua excessiva economia quando se tratava da manutenção do Paço de São Cristóvão. Em Santa Cruz, a lavoura e a criação estavam ao abandono.


Em 1871 houve a alforria de todos os escravos da Fazenda Imperial de Santa Cruz.


Anos depois em 1885 o Imperador fundou uma escola no local, a Escola Mista da Imperial Fazenda de Santa Cruz, mantida com seus próprios recursos, com aulas de Geografia, Francês, Religião, Leitura, Escrita, Gramática Portuguesa, Aritmética, Sistema Métrico, História do Brasil, Desenho Linear e Figurado, História Natural, Música, Ginástica e Costura, e com ensino profissionalizante para formação de carpinteiros, marceneiros, torneiros, ferreiros, serralheiros, alfaiates, sapateiros, oleiros, relojoeiros e funileiros, sendo destinada aos filhos dos funcionários da Casa Imperial


Após a Proclamação da República as Propriedades de Dom Pedro II foram transferidas para o Tesouro Nacional e Muitas de suas residências passaram a ser de uso do Estado Brasileiro, A Fazenda Imperial de Santa Cruz, atualmente é a Sede do Batalhão do Exército Villagrán Cabrita. 


Os atuais municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Rio Claro, Piraí, Seropédica, Nova Iguaçu, Vassouras, Paracambi, Mesquita, Queimados, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontim, Japeri, Piraí, Pinheiral, Valença (parte) e Barra do Piraí (parte) tiveram sua origem no desmembramento da Fazenda Imperial de Santa Cruz.










Um comentário:

  1. BOA NOITE, Brilhante iniciativa de esquecer jamais de quanto representou tanto para o Rio de Janeiro antes e depois de se tornar capital do pais, a FAZENDA JESUITICA IMPERIAL E NACIONAL SANTA CRUZ., tem muita historias pra contar e para ser contada. ;

    ResponderExcluir