Classificados de empregos

sábado, 28 de janeiro de 2023

MANTÍCURA



Mantícora é uma criatura mitológica, semelhante às quimeras, com cabeça de homem - por vezes com chifres, três afiadas fileiras de dentes de ferro e com voz trovejante - e corpo de leão (geralmente, com pêlo ruivo) e cauda de escorpião ou de dragão com a qual pode disparar espinhos venenosos.


Em algumas descrições, aparece com asas, variando as descrições, no que diz respeito às suas dimensões: desde o tamanho de leão até ao de cavalo.


A mantícora foi mencionada pela primeira vez nas anotações sobre a Índia de Ctésias, médico grego que trabalhou na corte do imperador persa Artaxerxes II, no século IV a.C. Chamou-a, na verdade, de martícora (grego martikhoras), palavra derivada do persa martya, "homem" e xvar, "comer", ou seja, papa-homens. 

Bestiários medievais às vezes também lhe dão o nome pseudo-grego de baricos.


Segundo o historiador grego Pausânias (século II d.C.), a mantícora seria, na realidade, uma descrição deformada e exagerada do tigre indiano.

O nome "mantícora" veio de um engano cometido pelo copista na cópia do tratado de zoologia de Aristóteles lida pelo escritor e naturalista romano Plínio, o Velho, que difundiu o erro para os autores posteriores.


Plínio descreveu a mantícora como um animal indiano com rosto e orelhas humanos, olhos glaucos (cinzentos, verdes ou azuis), uma tripla fileira de dentes que se encaixam como em um pente, um corpo de leão, de cor vermelha, e uma voz que parece a mistura de uma flauta de Pã com uma trombeta. 

Sua cauda tem um ferrão como o de um escorpião, é muito rápido e tem um apetite especial por carne humana.


Nos bestiários medievais, além de um ferrão venenoso de 50 cm que mata instantaneamente, a mantícora tem espinhos de cerca de 30 cm e a grossura de um junco, que pode lançar à distância como se fossem dardos e podem matar qualquer criatura, exceto o elefante.


Algumas representações modernas da mantícora em obras de fantasia e RPGs acrescentam-lhe asas, que não fazem parte da concepção tradicional do monstro.


NA CULTURA POPULAR


 ◾ No anime One Piece, Luffy luta com várias mantícoras que estavam sendo mantidas na prisão Impel Down.


 ◾ No jogo World of Warcraft, aparece uma mantícora como uma montaria e também como PNJ (Criatura do Jogo), além de ser o mais utilizado pela Horda.


 ◾ Uma mantícora aparece em Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã de Rick Riordan. Também pode ser vista no filme O Mar de Monstros.


 ◾ No seriado Merlin, uma mantícora aparece no episódio nono da terceira temporada (Love in the Time of Dragons) como uma criatura invocada do mundo espiritual que pode exercer controle sobre homens. O comportamento da mantícora lembra a de um cachorro bulldog.


 ◾ No álbum Tarkus (1971) da banda de Rock Progressivo inglês Emerson, Lake & Palmer (ELP), uma das subpartes da música título se chama "Manticore" (o equivalente de mantícora, em inglês). Em 1973, a banda fundaria seu próprio selo, a gravadora "Manticore".


 ◾ No jogo God of War: Ascension, a mantícora aparece como um inimigo, enfrentado na Torre de Delfos e na Lanterna de Delos.


 ◾ No sétimo volume publicado pela Panini da história em quadrinhos Fábulas (Fables, no original), criada por Bill Willingham, uma mantícora aparece lutando contra o exército de madeira do adversário.


 ◾ No jogo Age of Mythology, aparece uma mantícora como uma criatura mitológica ao venerar, na Era Heroica, o Deus Apolo.


 ◾ Na série Crônicas de Gelo e Fogo, livro um (A Guerra dos Tronos), aparece uma referência às mantícoras que eram mantidas em jaulas no Mercado Oriental.


Também na mesma série, no livro três, é dito que o príncipe Oberyn Martell utiliza veneno de mantícora refinado em sua lança, o que permite matar seus oponentes lenta e dolorosamente, o que lhe dá o título de "The Red Viper" (A Víbora Vermelha).


 ◾ No jogo Cabal Online, a mantícora aparece como um "chefe" do mundo.


 ◾ No jogo Torchlight II, como um subchefe do segundo ato do game, onde o jogador encontra-se com duas mantícoras.


 ◾ A banda de comédia americana Ninja Sex Party fez uma música sobre a mantícora.


 ◾ Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Hermione conta sobre um caso ocorrido em 1296 envolvendo uma mantícora.


 ◾ No jogo Smite, uma mantícora aparece como um vigia e um ícone.


 ◾ No jogo The Witcher 3, como parte integral da expansão Blood and Wine, um dos conjuntos dos equipamentos de bruxo é composto pela escola da mantícora.


 ◾ Na telesérie Grimm, uma mantícora aparece como um tipo de wesen.


 ◾ No jogo ARK: Survival Evolved, aparece uma mantícora como um chefe para derrotar.


 ◾ Na série de jogos Castlevania, o monstro mantícora é um inimigo presente em várias edições.


 ◾ No filme de animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Pixar, 2019), Corey, uma mantícora, é uma importante personagem, dublada por Octavia Spencer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário