A melhoria contínua é um processo que busca aperfeiçoar constantemente produtos, serviços e processos. Ela se baseia em 12 princípios fundamentais:
Manutenção do propósito: Manter o foco nos objetivos a longo prazo da organização.
Comprometimento com a qualidade: Buscar a excelência em tudo o que se faz.
Foco no consumidor e envolvimento: Entender as necessidades dos clientes e envolvê-los no processo de melhoria.
Orientação em processos: Analisar e otimizar os processos de trabalho.
Melhoria contínua: Buscar sempre novas formas de melhorar.
Administração centrada em um sistema: Ver a organização como um sistema interligado.
Investimento em conhecimento: Desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores.
Trabalho em equipe: Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Os problemas são oportunidades: Enxergar os problemas como chances de aprendizado e crescimento.
Melhoria nas intervenções: Buscar constantemente formas de melhorar a eficácia das ações.
Uma política definida: Estabelecer uma política clara para a melhoria contínua.
Uma estrutura de cima para baixo: Criar uma estrutura organizacional que suporte a melhoria contínua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário