Quem resiste a um bom chocolate? Conheço pouquíssimas pessoas que não ligam para este néctar dos deuses, e te garanto que eu não sou uma delas. Eu já fui chocólatra assumida, mas hoje em dia consigo me controlar diante desta delícia (exceto em épocas de TPM, porque né? Ninguém é de ferro).
A cada dia, o chocolate desperta mais e mais o interesse dos pesquisadores, que estudam o alimento incansavelmente em busca de seus benefícios. Você sabia que uma pequena porção diária de chocolate (cerca de 30 gramas) ajuda na saúde do seu coração? Pois é!
A cada dia, o chocolate desperta mais e mais o interesse dos pesquisadores, que estudam o alimento incansavelmente em busca de seus benefícios. Você sabia que uma pequena porção diária de chocolate (cerca de 30 gramas) ajuda na saúde do seu coração? Pois é!
A diferença entre os diversos tipos de chocolates está na composição que eles apresentam. O chocolate amargo contém menor quantidade de açúcar em relação ao meio amargo. Já, o chocolate ao leite, além de conter açúcar, também possui leite. O chocolate branco é produzido a partir da manteiga de cacau e, por isso, apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de calorias.
O chocolate que é considerado mais benéfico à saúde é o o amargo com concentração de 60% de cacau ou mais. O menos benéfico é o chocolate branco por conter mais gordura.
Confira algumas características do chocolate e os benefícios que ele pode trazer à sua saúde e faça a sua escolha.
5 Benefícios do Chocolate para a sua saúde
1. O chocolate apresenta compostos antioxidantes chamados de flavonóides que impedem que o colesterol ruim se oxide e se deposite nos vasos sanguíneos, estando, portanto, relacionado com a prevenção de doenças do coração;
2. A cafeína e a teobromina são compostos vasodilatadores que estão presentes, principalmente, nos chocolates escuros, sendo mais um motivo para que os chocolates ajam em benefício da saúde do coração;
3. O chocolate com maior quantidade de cacau – chocolate amargo com teor superior a 60% de cacau – está relacionado à saúde do coração, já que apresenta as três substâncias (flavonóides, cafeína e teobromina) que ajudam a reduzir o colesterol e são vasodilatadores ajudando na circulação sanguínea;
4. Minerais importantes para o organismo também são presentes nos chocolates, entre eles: ferro, manganês, potássio e magnésio;
5. O consumo dos chocolates amargos deve ser de 3 a 4 vezes por semana e em pequena quantidade, ou seja, no máximo, 30 gramas ou uma barrinha pequena. E, vale lembrar que o chocolate ao leite não apresenta o mesmo benefício já que é rico em açúcar e gorduras.
Tipos de chocolates
· Chocolate ao leite: massa de cacau, açúcar e leite em pó integral. Quantidade de cacau: 36 a 46%. (Em média 568 kcal / 100gr)
· Chocolate meio amargo: massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau. Como o chocolate amargo, apresenta coloração escura por não levar leite, mas contém açúcar, o que suaviza o sabor. Quantidade de cacau: 52 a 62%. (Em média 550 kcal / 100gr)
· Chocolate amargo: chocolate muito pouco refinado, composto apenas por massa de cacau e manteiga de cacau. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo. Quantidade de cacau: 63 a 72%. (Em média 550 kcal / 100gr)
· Chocolate branco: manteiga de cacau, açúcar e leite em pó integral. É o mais delicado – é branco porque não tem a massa de cacau. (Em média 549 kcal / 100gr)
· Chocolate diet: não contém açúcar na composição. Assim, o edulcorante (adoçante) é acrescentado para substitui-lo, mas muitas pessoas reclamam que este ingrediente deixa um sabor residual desagradável. Porém, no lugar do açúcar, é acrescentada mais gordura do que o normal, o que é um inconveniente para quem está ligado em eliminar a gordura da alimentação. (Em média 473 kcal / 100gr)
Sempre dou preferência para o chocolate meio amargo pois é o que mais agrada o meu paladar. E por ai, qual é o seu tipo de chocolate favorito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário