O xadrez é um jogo de tabuleiro estratégico de alta complexidade, que deve ser praticado por duas pessoas.
O objetivo principal do jogo é aplicar o xeque-mate (do persa "shah mat" - rei morto) no adversário, que consiste em encurralar o rei, de forma que ele não tenha escapatória. Quando aplicada somente a ameaça, o jogador deverá dizer “xeque”.
Mas alguns jogadores desistem quando acham que não têm possibilidade de vitória. Então, não precisa necessariamente do xeque-mate para um jogo terminar, além de poder haver um empate na partida. Veja a seguir as principais regras do xadrez:
Peças
Peça tocada, peça mexida. A partir do momento em que o jogador encosta na peça, ele é obrigado a movimentá-la. Não pode voltar atrás.
O jogador que possui as peças brancas inicia o jogo.
Não é permitido o movimento de uma peça a uma casa ocupada por outra peça da mesma cor. Quando ocorre com peças de cores diferentes, a peça ocupada é capturada pelo oponente.
Toda vez que o rei for ameaçado, deve-se dizer “xeque”. Quando isso ocorrer, ele deve obrigatoriamente sair da casa ocupada
Relógio de xadrez
É um relógio com dois marcadores de tempo que só pode funcionar um de cada vez. A cada jogada executada pelo jogador, ele deve tocar no botão que fica na sua parte do relógio. O tempo vai passando para cada jogador, mas a partir do momento em que é tocado o botão, corre para o seu adversário.
Em cada marcador, existe uma seta que indica quando acaba seu tempo. Quando o ponteiro alcança essa seta, o tempo do jogador acaba e ele perde a partida.
O árbitro deve decidir antes de iniciar a partida onde o relógio deve ser colocado.
Não é permitido usar mãos diferentes para jogar e encostar no pino. O jogador deve executar o lance e logo após encostar no pino do relógio com a mesma mão.
Se ocorrer de o jogo precisar ser paralisado no momento, o árbitro deverá parar os marcadores.
Irregularidades
Deve-se manter atenção com as posições das peças. Se for comprovado que a posição inicial delas estava irregular, a partida é anulada e inicia-se outra.
Em casos do jogador derrubar a peça acidentalmente, ele deverá colocar na posição certa no seu próprio tempo. Se o oponente achar necessário, ele pode parar o marcador e chamar o árbitro. Se o árbitro julgar necessário, poderá punir o jogador que cometeu o erro.
Empate
Existe um determinado número de lances necessários para poder empatar um jogo. Se não alcançar o número necessário de determinado jogo, não há possibilidade dos jogadores decidirem um empate. E sempre terá de ter o consentimento do árbitro previamente.
Quando ocorrem 50 lances consecutivos de cada jogador sem o movimento do peão ou captura de alguma peça.
Quando não há possibilidade de xeque-mate com todos os lances permitidos possíveis.
- Quando há rei afogado - está na vez do jogador, porém o mesmo não tem lance legal para fazer e seu rei não está em xeque. Quando há posição morta – nenhum dos jogadores pode dar xeque-mate, dependendo da posição em que estão dispostas as peças na jogada. Quando uma determinada posição já apareceu no mínimo três vezes no tabuleiro. Quando ocorre insuficiência material, ou seja, quando não há peças suficientes no tabuleiro para ocorrer xeque-mate. (o mínimo considerado é: rei e dama; rei e torre; rei e dois bispos; rei, bispo e cavalo e rei e peão, quando o mesmo é promovido a dama ou torre para efetuar xeque-mate.
Conduta dos jogadores
O jogador não tem permissão para sair da sala de jogo, com exceção apenas se for autorizado pelo árbitro.
Não é permitido portar aparelhos eletrônicos de comunicação, somente se estiver desligado. Em caso de ruído do aparelho durante a partida, o jogador perde a partida.
O jogador que se recusar a obedecer às leis, deve ser considerado como derrotado e o árbitro deve decidir a pontuação do adversário.
Tabuleiro
O tabuleiro de xadrez é composto de 64 casas de mesmo tamanho e largura, alternando em cores claras e escuras.
Deve ser colocado de forma em que a casa branca sempre fique à direita de cada jogador.
É dividido em oito fileiras e oito colunas. As fileiras são as casas na posição horizontal e as colunas são as casas na posição vertical. As casas de mesma cor em posição adjacentes são as diagonais.
As peças ocupam as duas primeiras colunas de cada lado. Os peões ficam ocupando uma coluna inteira, de forma a proteger as peças. Na coluna de trás, ficam as torres, uma em cada canto do tabuleiro. Depois, aparecem os cavalos, ao lado das torres em cada canto. Do lado dos cavalos ficam os Bispos e nas duas colunas restantes, ficam o rei e a dama.
Deve-se prestar atenção na posição de rei e dama, muitas vezes confundida. A dama sempre ocupará a casa de sua cor: a dama branca na casa branca e a dama preta na casa preta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário