Poka-Yoke é uma técnica utilizada para evitar erros humanos em processos de produção e garantir a qualidade do produto final. Também conhecido como "prova de erro" ou "à prova de erros", o Poka-Yoke é frequentemente usado em processos de fabricação, mas também pode ser aplicado em serviços e em outras áreas da indústria.
A técnica foi desenvolvida por Shigeo Shingo, um engenheiro japonês que trabalhou na Toyota, durante os anos 60. Shingo acreditava que a maioria dos erros nos processos de produção era causada por falhas humanas, e que a melhor maneira de evitá-los era tornar os processos mais simples e menos tolerantes a erros.
Existem três tipos de Poka-Yoke:
- Contato: consista em usar dispositivos físicos para evitar que um erro causador. Por exemplo, um encaixe que só pode ser conectado de uma maneira específica para evitar que o produto seja montado incorretamente.
- Sequência: consiste em estabelecer uma sequência lógica de etapas que deve ser seguida para realizar uma tarefa. Por exemplo, um processo de montagem em que as peças devem ser montadas em uma ordem específica para evitar erros.
- Mudança: consiste em fazer mudanças no processo para torná-lo menos tolerante a erros. Por exemplo, uma máquina que é projetada para parar automaticamente quando ocorre um erro, impedindo que o processo continue até que o erro seja corrigido.
A implementação do Poka-Yoke pode trazer muitos benefícios para a empresa, como redução de custos de produção, aumento da qualidade do produto final, redução de desperdícios e diminuição do retrabalho. Além disso, pode melhorar a moral dos funcionários, reduzir o estresse e aumentar a segurança no local de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário