O Triângulo das Bermudas fica localizado no Oceano Atlântico em forma de um triângulo imaginário. Em suas pontas ficam localizados a ilha de Bermudas, Porto Rico e Flórida.
Esse local do Planeta Terra é muito conhecido pelos mistérios que o cercam, principalmente os que envolvem o desparecimento de aviões e embarcações.
Os mistérios do Triângulo das Bermudas
Desde 1945 o mundo discute o mistério envolvendo os barcos e aviões que passam pelo Triângulo das Bermudas. Essa discussão começou depois da Segunda Guerra Mundial. Os desaparecimentos já ocorriam décadas antes. No entanto, o ano de 1945 ficou marcado após a Marinha norte-americana perder equipamentos importantes do local.
Várias embarcações e aeronaves que se perderam na região jamais foram encontradas, isso ajudou a alimentar todo tipo de hipótese.
Como foi dito anteriormente, um dos desaparecimentos mais famosos é o da esquadrilha da Marinha americana juntamente com embarcações que partiram em treinamento da Flórida em 1945. Anos depois, artigos publicados em jornais relatavam alguns acontecimentos.
Outros estudos provaram que pilotos sem experiências estavam no comando das aeronaves, com equipamentos de navegação inapropriados, pouco combustível e ainda voavam em baixa altitude, em um local de mar agitado.
Acredita-se que mais de 50 navios tenham sumido nessa região do Oceano Atlântico. A falta de explicações convincentes fez surgir inúmeras teorias, desde a ação de extraterrestres até monstros que engoliam tudo que passa por ali.
Diversos livros ajudaram a aumentar a fama mal assombrada do Triângulo das Bermudas. Um desses escritores foi o jornalista americano Vincent Gaddis, que publicou vários artigos para uma revista americana.
Veja abaixo alguns dos casos mais famosos:
1840 - Rosalie
O navio da França batizado de Rosalie foi localizado após dias perdido. A embarcação navegava com as velas fechadas e a carga perfeita, no entanto a tripulação não foi encontrada.
1872 - Mary Celeste
A embarcação Mary Celeste desapareceu em novembro, com tripulantes a bordo. O navio foi localizado um mês depois sem nenhum vestígio da tripulação.
1902 - Freya
O navio alemão Freya sumiu por um dia. A embarcação saiu de Cuba no dia 3 de outubro e foi localizada um dia depois, no mesmo lugar de onde havia partido, mas sem nenhuma pessoa a bordo.
1918 - Cyclops
O navio Cyclops, carregado com 19.000 toneladas de suprimentos para a Marinha Norte-americana, tinha mais de trezentas pessoas a bordo. Essa embarcação sumiu juntamente com a carga e seus tripulantes, em mar calmo, sem emitir aviso, mesmo equipada com rádio transmissor. O navio saiu do Rio de Janeiro em 16 de fevereiro e sumiu em 4 de março, após uma pausa em Barbados.
1945 - Voo 19
Esquadra com cinco bombardeiros da Marinha norte-americana que saiu de Fort Lauderdale, na Flórida, e desapareceu com 14 tripulantes. O caso ficou conhecido como Voo 19 - número de controle no tráfego aéreo. Esse caso tornou o local mundialmente conhecido.
1967 - Witchcraft
O navio Witchcraft sumiu em 24 de dezembro de 1967. Esse é considerado um dos casos mais incomuns do Triângulo das Bermudas, essa embarcação realizava cruzeiros marítimos. O paquete estava amarrado a uma boia próximo ao porto de Miami, na Flórida, a 1600 metros da costa.
1999 - Gênesis
O navio cargueiro Gênesis naufragou após deixar o porto de São Vicente. Antes
de sumir, a embarcação relatou problemas com uma bomba. Foi feito buscas em uma área de 85.000 km², mas sem sucesso.
Revelando o Mistério
A declinação magnética no Triângulo das Bermudas seria uma possível explicação para a falha dos equipamentos de navegação no local. Alguns acidentes ocorreram em razão da soma do erro humano e a má condição climática.
Contudo, em outras regiões onde os navegadores passam pelos mesmos problemas, provam que não existe algo de anormal naquele ponto em específico.
Pesquisas realizadas na Universidade do Colorado apontam algumas características presentes na região. Os pesquisadores observaram nuvens em forma de hexágono que provocam fortes ventos, fazendo surgir ondas com mais de 15 metros de altura e desestabilizando as aeronaves.
Nessa parte do oceano Atlântico também pode ser visto bolsas de gás. Com esse cenário, os navios e aeronaves são levados para o fundo do oceano e jamais são encontradas.
Nova teoria para o mistério
Em 2018, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, apresentaram relatórios que trouxeram de volta a discussão que envolve o Triângulo das Bermudas. Os cientistas afirmaram que o desaparecimento das embarcações estava associado à incidência de ondas gigantes na região.
O fenômeno, que teria sido registrado pela primeira vez em 1997, teria ondas de até 30 metros de altura, formação rápida, durando poucos minutos e com força suficiente para afundar grandes navios.
Os pesquisadores ainda deixaram claro que o Triângulo das Bermudas é um local onde os navegadores podem enfrentar grandes tempestades oceânicas, que se formam em três regiões diferentes: o Mar do Caribe, o Atlântico Sul e o Atlântico Norte, aumentando ainda mais a força das ondas.
FONTE:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/triangulo-das-bermudas
Nenhum comentário:
Postar um comentário