Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Conheça a Torre de Controle em transporte, e saiba como essa estrutura traz uma série de benefícios para a logística.



Cada dia temos um ambiente mais competitivo no ramo de transporte de cargas, então a busca por novas tecnologias para redução de custos é fundamental. Neste cenário, uma das ferramentas que tem cada vez mais espaço em empresas preocupadas em atacar o problema logístico de forma inteligente é a Torre de Controle (também chamada de Control Tower).
A Torre de Controle é um hub de informações e decisões centralizadas para a logística. Ela tem em seu core a visibilidade operacional, que permite a tomada de ações de forma rápida e eficaz.

Conheça melhor agora o que é uma Torre de Controle e como essa estrutura traz uma série de benefícios para a logística.

O que é uma Torre de Controle?
O Control Tower ou simplesmente Torre de Controle é uma central de informações e tomada de decisão em tempo real para operações logísticas. As Control Towers operam com base em 3 pilares:

·         Tecnologia: há a centralização das informações logísticas provenientes das diversas tecnologias (ERP, Rastreamento, TMS, Comunicação com o motorista), criação de alertas para a tomada rápida de decisão e sistemas de análise e gráficos para feedback e melhoria do processo. Um dos principais ganhos do pilar de tecnologia é a visibilidade em tempo real, já que não é possível fazer gestão do que não se vê.

·         Pessoas: que são responsáveis pelo processo decisório nas ações comuns à rotina, pela resolução dos problemas que fogem à regra e também pela análise dos resultados operacionais (analytics).

·         Processos: uma torre de controle pode operar diversos processos logísticos, como planejamento, pagamento, auditoria de fretes, cotações, análise em tempo real da viagem, entre outros.

A visibilidade total do processo permite que todos tenham os dados necessários para saber exatamente quais ações devem ser executadas em cada etapa do processo. Além disso, ao coletar informações dos processos de entrega, diariamente, a Control Tower também oferece análises exclusivas sobre o desempenho do serviço.



 Quais os ganhos que uma Control Tower pode proporcionar?
Como uma central de tomada de decisão em tempo real, uma Control Tower traz diversos benefícios. Alguns listamos abaixo:

·         Expandir a flexibilidade de uma operação logística.
·         Redução de custos, uma vez que pode elevar a utilização da frota e dos ativos.
·         Informação em tempo real.
·         Criação de diferencial competitivo. Neste ponto, existem vários exemplos. Um pode ser a redução do tempo médio de entrega, que pode ser fundamental para garantir novos contratos. Outro diferencial é a possibilidade de compartilhar a visibilidade em tempo real com clientes ou com o setor comercial, que pode ajudar a aumentar a receita da empresa.
·         Possibilitar eficiência mesmo em operações grandes e complexas.
 Melhoria da pontualidade nas entregas.
·         Possibilidade de monitoramento em tempo real.
·         Mais controle das autorizações de embarque.
·         Repasse ágil sobre o status da operação aos clientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário