A estação da Luz foi inaugurada num prédio acanhado em 1867. Alguns anos depois, o prédio foi ampliado - ou derrubado e outro maior foi feito - para atender à demanda cada vez maior de passageiros e mercadorias ali embarcadas e desembarcadas.
Finalmente, por volta de 1890, a SPR decidiu aumentar a estação e fazer algo compatível com o rapidíssimo crescimento da cidade na época.
A nova estação foi finalmente inaugurada em março de 1901, quando a antiga já havia sido demolida (a demolição havia se iniciado em maio de 1900). Muito já se escreveu sobre a estação.
O prédio, destruído por um incêndio em 1946, dois dias antes da entrega da SPR pelos ingleses ao Governo da União, devido ao término da concessão de 90 anos, foi reconstruído com um andar a mais e sobrevive até hoje.
Desde o final de 1996, os então ainda existentes trens de passageiros deixaram de sair dali, sendo transferidos para a estação da Barra Funda.
A Luz, então, passou a ser apenas uma estação dos trens metropolitanos da CPTM. Não muito bem cuidada, diga-se de passagem. Infiltrações e corrosões do metal de sua estrutura são olhados com preocupação pelos usuários.
Ela tem uma reforma geral prometida para 2002, quando deverá receber também os trens metropolitanos que hoje vêm da região Oeste da cidade e param um pouco antes, na estação Júlio Prestes.
Em setembro de 2000, o lançamento do livro Cem Anos Luz foi feito no saguão e plataformas da estação, numa noite com direito até a trem a vapor - a locomotiva 353, a "Velha Senhora", da antiga Central do Brasil, operada pela ABPF, veio da antiga Hospedaria do Imigrante para também prestar sua homenagem.
Em 2004, coincidindo com os 450 anos da cidade de São Paulo, a estação da Luz foi entregue restaurada, tanto em sua arquitetura, quanto em suas plataformas, agora readaptadas para os atuais trens metropolitanos.
Em 2006, ali foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, tirando da estação as características para as quais foi construída.
Texto : Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo.
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