O Solar do Conde de Porto Alegre é uma edificação histórica da cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Foi construído em torno de 1830 como residência do comendador Israel Soares de Paiva, falecido em 21 de março de 1859, tio e tutor de Bernardina Soares de Paiva, Condessa de Porto Alegre.
Bernardina Soares de Paiva recebeu o solar como presente de casamento, foi a segunda consorte do General Manuel Marques de Sousa, Conde de Porto Alegre, distinguido personagem da história gaúcha. Pertenceu à família - os descendentes do conde de Porto Alegre - até 1932, quando foi vendido ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Em 1933, foi utilizado pelo Quartel General do Corpo Policial “Ratos Brancos”, tendo sua configuração original alterada, como as aberturas externas que foram trocadas de esquadrias em arco abatido para verga reta[
Passou a ser a sede da Divisão de Policiamento de Trânsito e hoje é a sede do departamento no Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil, estando em processo de restauro. Por sua importância, foi tombado pelo município em 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário