A batalha histórica ocorreu perto da cidade de Kadesh, junto ao rio Orontes, em 1285 a.C, entre duas grandes potências: os antigos egípcios e o povo hitita.
O líder dos egípcios era Ramsés II e os hititas foram liderados pelo rei Muwatalli.
A cidade de Kadesh, está situada atualmente no território da Síria, mas especificamente na zona limítrofe siria- palestina. Trata-se de um enclave estratégico para as comunicações e já na antiguidade era um lugar muito apreciado por suas terras férteis e por tratar-se de uma área chave para as rotas comerciais.
A disputa por Kadesh, até então cidade do território de Canaã, foi motivada por interesses econômicos relacionados ao transporte de mercadorias.
Os egípcios e os hititas tinha a mesma aspiração: controlar o território da Síria para ampliar seus domínios e promover o comércio. Para alcançar esse objetivo era necessário ocupar militarmente a cidade de Kadesh.
O exército egípcios com 4 divisões chamadas de Amon, Rá, Ptah e Seth tinha 20 mil soldados e também equipado com carros de combate. Havia ainda uma unidade menor que funcionava de forma independente.
Por sua vez o exército hitita, ,bem organizado, era constituído por cerca de 25 a 30 mil homens e 3500 carros.
As informações da batalha se conhecem através de duas fontes dos antigos egípcios: o poema de Pentaur e os baixos relevos dos templo de Luxor e Karnak.
A vitória egípcia foi a versão oficial durante três mil anos . Na atualidade acredita-se que o resultado foi um empate técnico ou até mesmo uma vitória dos hititas . Está controvérsias pode ter uma explicação: Ramsés II queria engrandecer sua figura como mandatário e por esse motivo ordenou seu escriba pessoal para escrever um poema relatando a vitória egípcia.
O poema de Pentaur exalta a vitória de Ramsés II, mas historiadores especialistas sobre o povo hitita defendem uma tese totalmente contrária.
Apesar da vitória cantada por Ramsés II de que havia vencido sozinho milhares de hititas, levando-os a perecerem no rio Orontes, o que houve provavelmente foi um final sem vencedores. E isto de acordo com tabelas de argila encontrada por arqueólogos na região de Anatólia, atual Turquia, no início do século XX. Nas tabelas escritas em acadiano, língua utilizada na comunicação entre povos distintos da época, os hititas também se declaravam vitoriosos na batalha ,o que levou os arqueólogos afirmarem que houve empate no conflito.
Apesar de Ramsés mandar registrar em inúmeras inscrições em monumentos arquitetônicos sua ação como uma vitória individual monumental ,o que realmente houve foi uma batalha sem vencedores.
Além de ser uma das primeiras batalhas da história da humanidade que foram largamente registrada ,a batalha de Kadesh levou também os hititas e egípcios a selarem um acordo de paz 16 anos depois.
Sendo reconhecida como o primeiro tratado de paz da história.
A importância da arqueologia, no conhecimento do passado da humanidade, fica bem evidenciado na grande Batalha de Kadesh.
Algumas imagens para viajarmos nessa batalha histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário