Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2014

Apuração do Carnaval de SP começa às 16h (conheça o que mudou)


Para o carnaval deste ano, a principal mudança na contabilização das notas das foi a redução do número de jurados de cinco para quatro em cada um dos quesitos. A menor nota será descartada. Para efeito de julgamento, foram analisados, pela ordem, os seguintes quesitos: bateria, harmonia, evolução, samba enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria, enredo e fantasia.
As notas variam de oito até dez, com uma casa decimal. O sistema de penalização, semelhante ao sistema de trânsito, considera infrações leves, médias, graves e gravíssimas.
Em relação à cronometragem, a escola perde um décimo para cada minuto que exceder ou anteceder o tempo estipulado - mínimo de 55 minutos e máximo de 65 minutos.
O número mínimo de componentes da escola é de 2 mil, com redução de um décimo para cada cinco pessoas a menos. Já a ala das baianas precisa ter a partir de 50 integrantes. Exibir escudos de times de futebol e propaganda, implícita ou explícita, foi proibido.
A agremiação que se sentir prejudicada por qualquer nota a ela atribuída poderá exercer o seu direito de veto ao jurado, mediante argumentos embasados em provas contundentes. O processo de veto só se concluirá após o comitê da Liga Independente das Escolas de Samba, composto para essa finalidade, der seu parecer a respeito da solicitação.
As cinco melhores escolas do Grupo Especial, além da campeã e da vice do Grupo de Acesso, farão o desfile das campeãs na noite de sábado (8) e madrugada de domingo (9).
Confira abaixo os critérios utilizados pelo júri para avaliar os quesitos:
Alegoria - Julga os carros alegóricos; a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.

Bateria - Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja bem afinado para não sair do ritmo.

Comissão de Frente - A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.

Enredo - Nesse quesito é considerado se o tema do enredo está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.

Evolução - Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

Fantasia - Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem atentar a detalhes e ao acabamento.

Harmonia - O quesito analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba e fazendo as coreografias corretamente.

Mestre-sala e porta-bandeira - Apenas o primeiro casal da escola é avaliado. Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.

Samba-enredo - Avalia não apenas a letra da música, mas também a melodia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário