Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2020

ZENIT POLAR: Saiba o que é e como usar

Se você nasceu entre as décadas de 80 e 90, com certeza já ouviu falar dessa forma de criptografia.
Consiste na substituição das letras da palavra ZENIT, pelas letras da palavra POLAR e vice versa.



Veja:




Z E N I T
P O L A R


  • O Z substitui o P e vice e versa.
  • O E substitui o O e vice e versa.
  • O N substitui o L e vice e versa.
  • O I substitui o A e vice e versa.
  • O T substitui o R e vice e versa.
  • Letras que não estão dentro das palavras ZENIT POLAR você mantem a letra inicial, sem a substituição.
Dessa forma, o nome Maria por exemplo ficaria Mitai, observe que a letra M se manteve, as demais foram todas substituídas. 

Veja como ficaria o poema abaixo em ZENIT POLAR:


Soneto da Fidelidade (Vinicius de Moraes)


De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.




selore di fadonadido (valacaus do metios)


do rude, ie mou imet sotoa irolre
ilros, o cem rin pone, o somzto, o rilre
quo mosme om fico de miaet olcilre
dono so olcilro mias mou zolsimolre.

quote vavê-ne om cidi vãe memolre
o om neuvet hoa do oszinhit mou cilre
o tat mou tase o dottimit mou ztilre
ie sou zosit eu sou celrolrimolre.

o issam, quilde mias ritdo mo ztecuto
quom sibo i metro, ilgúsrai do quom vavo
quom sibo i senadãe, fam do quom imi

ou zessi mo dapot de imet (quo ravo):
quo lãe soji ametrin, zesre quo é chimi
mis quo soji alfalare olquilre duto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário