Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

O significado do peixe na bíblia



        Você sabia que o "PEIXE" é símbolo de almas  e é citado cerca de 53 vezes na Bíblia? Aprenda o seguinte:  

        1- O peixe sempre foi considerado o símbolo do cristão. O desenho do peixe sempre aparecia imprimido nas capas das Bíblias.

        2- Em MT. 4.18-19, Jesus disse a Pedro e André: 'Vinde após  

mim, e eu vos farei pescadores de homens".  

        3- Em Lc. 5.10, após a primeira pesca milagrosa, Jesus disse a Simão Pedro: "Não temas; doravante serás pescador de homens".  

        4- Em Jo. 21.1-17, está escrito que após a ressurreição de Jesus, na segunda pesca milagrosa, os discípulos pegaram 153 grandes peixes. Segundo Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, um  zoólogo anterior ao apóstolo João afirmava haver no Mar Mediterrâneo 153 espécies de peixes. Assim, a Igreja de Jesus, como uma rede lançada ao "mar de povos", atingiria todas as espécies de pessoas que compõem a humanidade. O pensamento de Jerônimo, achou respaldo bíblico para esta suposição em Ez. 47.10, ao mencionar uma "multi- 

dão excessiva" de peixes segundo suas espécies no "Mar Grande" que é o mesmo Mar Mediterrâneo.  

        5- Em MT. 13.47-49, Jesus afirmou que o Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes.  

        6- Por duas vezes Jesus multiplicou pães e peixes como provisão alimentar para a multidão faminta   -MT. 14.13-21 e 15.29-39  

        7- Peixe também fala de provisão financeira.  De acordo com MT. 17.24-27, está escrito que certa feita, Jesus regressava ao lar, em companhia de seus discípulos. As autoridades que cobravam o imposto ouviram falar da chegada de Jesus. Então, aproximando-se de Pedro, disseram: O vosso Mestre não paga as dracmas?". A data do pagamento dos impostos já haviam  

passado a 6 meses, e eles estavam muito atrasados no pagamento. Jesus, tendo descido do Monte da Transfiguração para  

Cafarnaum, deveria pagar um imposto para o qual não tinha o dinheiro em suas mãos naquele momento. Aquele imposto era de duas dracmas (moeda grega usada pelos romanos), a lei judaica exigia que a moeda fosse trocada pelo dinheiro aceito no templo judaico; e, no processo de câmbio, as autoridades religiosas exigiam certa comissão. Com essa taxa de comissão, ganhavam muito dinheiro. A data de pagamento era no mês de Adar (março); e, assim sendo, Jesus e Pedro estavam realmente atrasados em seis meses. Durante este tempo, estiveram viajando pela Galiléia. O imposto se destinava ao Templo de  

Jerusalém, e uma certa quantia era remetida à Capital do Império. Diante dessa necessidade, o Senhor Jesus ordenou a  

Pedro que fosse pescar, dizendo: 'Vai ao mar, tira o primeiro peixe que subir, e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter,  

toma-o, e dá-o por mim e por ti". Não precisou Pedro pagar a taxa de câmbio, pois o dinheiro encontrado na boca do peixe já veio trocado por moeda corrente aceita no Templo. A obra de Deus é completa. Aleluia!

        8-As tilápias de Sião, geralmente, só traziam em suas bocas, antes da desova, seus filhotes, e após este processo, elas colocavam em seu lugar, algumas pedrinhas moldadas pela erosão do lago. Nunca teriam encontrado peixes ali contendo dinheiro. Entretanto, quando nosso Senhor entra em ação, até peixes do mar viram tesouro. Pedro jamais pensaria que existisse por ali aquela  

porta de saída para suprir as suas necessidades e, de igual modo, a de seu Mestre. Portanto, em todos os episódios que ele se envolvia com certas necessidades, aprendeu que é possível acontecer o milagre onde nós nos encontramos. A significação das palavras de Jesus para Pedro devem ser, também, para nós, a mesma: Quando assim acontece, não nos esqueçamos: Há sempre uma 'Porta aberta diante de nós!" (AP. 3.7)

                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário