Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

domingo, 23 de março de 2025

O fim da mitologia grega



Os gregos antigos (e romanos também) viam o tempo do mundo como diferentes periodos, um sucedendo ao outro, sendo uma era inferior a era anterior. 

Se todos os mitos gregos forem analisados com um todo, é possivel ver uma história fantastica que de fato se "encerra".


Como sabemos, primeiro reinou Urano, o Céu, em uma época sem homens (talvez tivesse já animais), quando tudo era jovem ainda pois tudo era recem-criado. 


Mas Gaia colocou Cronos contra ele, e ai Cronos passou a reinar no mundo inteiro, na sua época os deuses Titãs criaram coisas diversas e estabeleceram as leis do mundo, a humanidade surgiu e o mundo estava na Era de Ouro.

 Cronos também irritou Gaia, então ela apoiou Zeus contra ele, e Zeus se tornou o próximo rei do mundo. Conforme o padrão, Zeus também irritou ela, mas dessa vez ela não tinha outro para usar (afinal, Zeus aprendeu a lição através de seus pais e devorou a própria esposa para evitar o ciclo, embora Atena ainda fosse nascer, mas ela não era aquela destinada a vence-lo,e então ele se casou com outras esposas), então ela produziu seus próprios filhos para derrubar o Olimpo, os Gigantes e Tifão, mas Zeus e os Olimpianos derrotaram eles, Gaia então aceitou a derrota e decidiu ficar na dela, e Zeus se tornou de fato o governante supremo.


Todos esse eventos pertubou a natureza, e a era do ouro decaiu na era de prata onde os homens viviam em cavernas, longe do fogo e em meio as feras selvagens. 


Prometeu entregou o fogo de Hefesto e as artes de Atena aos homens, permitindo eles construirem a civilização (essa historia tem muitos outros detalhes interessantes mas não dá pra colocar aqui pra evitar que o texto fique longo). Zeus precisou então causar mal a civilização humana, e para isso ele entregou Pandora com um jarro cheio de males para Epimeteu, o deus representante da humanidade, ela o abriu e a civilização humana foi afligida por todo tipo de male desde então, e Zeus assim fez uma divisão clara de imortais (que vivem na facilidade) e mortais (que vivem afligidos pelo cansaço e dor do trabalho), levando a era do Bronze.


Durante a era do bronze apareceu vários heróis e o final dessa era é chamada de era dos heróis por conta disso. 

Muitos eram filhos de seres divinos, outros não, mas todos eram fisicamente incriveis e estavam em busca de glória e honra. 


Os primeiros herois fundaram cidades e beneficiaram seus povos (Cécrope, Perseu, Cadmo, Pelasgo, etc).

 Mas os heróis depois começaram a se tornar mais gananciosos e falhos, com suas histórias terminando em tragédias (Héracles, Jasão, Teseu, Pélope, etc). 


Por fim, os heróis ficaram tão moralmente corruptos que eles se mataram nas duas guerras de Tebas (Adrasto, Eteócles, Tideu, Anfiarau, etc) e na guerra de Troia (Aquiles, Hector, Paris, Agamenon, etc).


Os heróis que invadiram Troia cometeram crimes tão horriveis que TODOS os deuses concordaram que eles não deviam voltar para casa. 


Os barcos deles se perderam no mar e a vida deles terminou em tragédias (ou eles tiveram que fundar colonias em outras terras). 

Zeus então proibiu os deuses de se relacionarem com os mortais novamente, e assim ele decretava o fim da raça dos heróis.


Zeus uns anos antes da guerra tinha amaldiçoado Afrodite a se apaixonar por um mortal (Anquises), fazendo no final ela perceber o quão errado é fazer deuses imortais se apaixonarem por mortais, e jurou que não iria mais fazer isso.


 Dessa forma, os deuses viveriam a parte da humanidade, não mais caminhando entre eles, nem mais tendo filhos com eles.


Começa a era do ferro, a pior era de todos no quesito moralidade e no quesito beleza do mundo, mas o ser humano agora estava mais livre para seguir seu próprio caminho, pois antigo eram os dias que Zeus punia Prometeu por criar a civilização, e antigo era os dias quando ele puniu Asclépio por ressuscitar os mortos com sua própria medicina, agora o ser humano podia ir atras de suas próprias conquistas. 


O ser humano precisava manter sua piedade e honrar os deuses, mas ainda assim a humanidade conseguiu finalmente sua liberdade dos deuses, e se tornaram os verdadeiros herdeiros do mundo. 


Claro que ainda havia histórias de uma ou outra pessoa que nascia dos deuses (Romulo e Remo), mas no geral, os gregos e romanos acreditavam que a era dos mitos tinham terminado após o "retorno" tragico da ultima geração de herois a suas terras ou novas terras.


Texto de Vinícius Borges




Nenhum comentário:

Postar um comentário