Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Um grande aliado do futebol

DOCUMENTO

Big Data também é um aliado do futebol

Com todos os olhares voltados para a Copa do Mundo no Brasil, a cada chute, passe, roubada de bola e gol, é fácil deixar passar os mais de 2000 “movimentos” ocorridos em cada jogo. Durante a copa deste ano, as equipes serão beneficiadas não só com o treinamento, mas também com a tecnologia que analisa cada movimento, combinada com dados de sensores e vídeos para construir uma estratégia insuperável

Como a maioria das empresas, os clubes de futebol enfrentam uma explosão de dados, fato que leva a lidar com uma quantidade massiva de informações de sensores, sequências de vídeos, redes sociais e outras fontes.
Para entender todos estes dados, os clubes estão utilizando tecnologias de Big Data e capacidades analíticas para melhorar o rendimento dos jogadores e sua estratégia no campo. Por exemplo, utilizam inovações como as tecnologias da linha do gol e de acompanhamento da bola, que medem as tendências dos jogadores em situações específicas e assim melhora o rendimento.
Além disso, a tecnologia de análise de vídeo usa palavras-chave para detectar e devolver o áudio juntamente com os efeitos visuais específicos de cada jogo, o que permite aos times resgatar facilmente as imagens relevantes e criar “momentos chave”, proporcionando assim uma análise mais detalhada das atividades e táticas-chave do jogo.
A análise destes dados ajuda a melhorar a habilidade do ataque ou anular a ameaça do adversário. Por exemplo, o time pode usar os dados para saber de que lugar do campo são marcados mais gols a partir da análise dos escanteios e, assim, adaptar seus passes e jogadas, como fez o Manchester City para ganhar a Liga Premier inglesa na temporada 2011\2012.
Para a Liga dos Campeões da UEFA, as câmeras não têm apenas uma função publicitária. Neste campeonato se trabalha com STATS, um provedor líder de tecnologia de dados e de análise desportiva, para usar o sistema de acompanhamento SportVU e rastrear os movimentos dos jogadores e as oportunidades de gol, através de câmeras de alta definição que podem identificar objetos no campo, além de extrair dados em 3D da bola ou dos jogadores, criando assim um fluxo de dados em tempo real.
O clube alemão TSG Hoffenheim colocou sensores nas caneleiras, na roupa e na bola para cobrir mais de 60 milhões de registros de posições por jogo, incluindo médias de velocidade, possessão de bola, tendências dos jogadores, entre outras coisas. Esses dados são transmitidos, analisados e armazenados com SAP HANA, uma plataforma de dados de memória para análise em tempo real, além de serem utilizados para a criação de aplicativos de treinamento personalizados dirigidos estrategicamente aos pontos fortes e as debilidades de cada jogador, criando um plano de treinamento mais eficaz, reduzindo o risco de lesões e aumentando o rendimento dentro do campo.
As ferramentas para a análise de dados também podem ajudar a esclarecer os números, como também ajudar a descobrir as tendências escondidas atrás dos mesmos, proporcionando a técnicos e dirigentes informações valiosas.
Por exemplo, graças às tecnologias de Big Data, é possível converter diferentes tipos de informação em gráficos semelhantes aos da eficácia das páginas web da Internet, que podem ser usados para ajudar a compreender e relacionar os padrões dos dados. Este tipo de análise é capaz de ajudar os técnicos a explorarem a relação entre uma variedade de condições de jogo e o rendimento do time, incluindo a forma em que certos fatores, como o clima, a hora do dia, as viagens, a formação do time e a frequência de lesões, podem afetar a possibilidade de uma vitória.
Graças às tecnologias incorporadas no uniforme, acessórios, monitores de frequência cardíaca e os sistemas de rastreamento GPRS, é possível monitorar a variação do rendimento durante qualquer parte do tempo, inclusive comparações de dados de desempenho de vários jogos, como a potência de cada passo, o ritmo cardíaco e a respiração que afeta diferentes partes do corpo, para identificar facilmente os jogadores que precisam descansar para evitar lesões ou os que precisam de sessões extras de treinamento para melhorar a condição física para os jogos que seguem.
Como o sucesso sempre será o resultado de um trabalho duro, dedicação e habilidade, complementar isso com a inteligência e o fluxo de dados em tempo real graças à tecnologia de Big Data, vai ajudar os times a obterem benefícios que podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.
Com a atenção voltada para o maior torneio de futebol do mundo, a vantagem competitiva que Big Data oferece na área desportiva é mais relevante do que nunca.
Intel, Intel Core, Intel Atom, Pentium, Celeron, Intel RealSense e o logo Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e\ou em outros países.
*Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.

Um comentário:

  1. There is shocking news in the sports betting world.

    It has been said that every bettor must watch this,

    Watch this or stop betting on sports...

    Sports Cash System - SPORTS GAMBLING ROBOT

    ResponderExcluir