Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A 100 dias das olimpíadas do Rio, Jornal Britânico classifica o Brasil como "República das Bananas"

Rio chega a 100 dias dos Jogos como 'república de bananas', diz 'Guardian' e ainda dispara: Evento será um lixo.

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro "entra na reta final olímpica parecendo mais uma clássica república de bananas do que uma economia emergente moderna a ponto de assumir seu lugar entre as principais do mundo", segundo reportagem na edição impressa do jornal britânico The Guardian.
O texto lista de problemas nacionais – queda drástica do PIB, votação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, escândalo de corrupção e epidemia do vírus da zika – que, segundo o jornal, dão tom de "melancolia" à contagem regressiva para a Rio 2016.
E cita ainda problemas locais, como a poluição na Baía da Guanabara, que "cheira a excremento", a morte de 11 trabalhadores nas construções olímpicas, a queda de parte da ciclovia Tim Maia e "declarações a favor da tortura, da misoginia e da ditadura militar feitas pelo político mais votado da cidade, Jair Bolsonaro".





Na versão online do texto impresso, também publicada nesta quarta-feira, o jornal mudou a expressão "república de bananas" para "república latino-americana".
O Guardian afirma que a percepção sobre os Jogos pode mudar na medida em que se aproximam, como aconteceu com a Copa do Mundo 2014, algo que os organizadores dizem poder ocorrer a partir da chegada da tocha olímpica ao país.
Mas o jornal diz que especialistas estão pessimistas sobre o legado do evento para o país. Será "um lixo", diz o diário.





Corpos das vitimas na queda da ciclovia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário