Oceanic, o antecessor do Titanic, foi construído em 1899. Até 1901, era o título de maior navio do mundo. O navio foi construído para a White Star Line e embarcou em sua viagem inaugural no mesmo ano.
Durante o final do século XIX, a tecnologia marítima avançou rapidamente, levando os concorrentes da White Star Line, Norddeutscher Lloyd e Cunard Line, a introduzir navios de última geração. Para acompanhar a competição, a White Star Line precisava produzir a sua própria nave-almirante capaz de rivalizar com eles.
Seguindo uma estratégia de priorizar o luxo acima da velocidade, o Oceanic foi construído em Belfast e tinha capacidade para 1.710 passageiros, incluindo 410 na Primeira Classe, 300 na Segunda Classe e 1.000 na Terceira Classe, juntamente com 349 membros da tripulação. O navio foi lançado em 14 de janeiro de 1899, com uma audiência de mais de 50.000 espectadores. Ele se tornaria o maior e último navio britânico lançado no século XIX.
Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu em 1914, o Oceanic foi contratado para o serviço da Marinha Real em 8 de agosto daquele ano como um cruzador mercante armado. No mesmo ano, navegou de Southampton para patrulhar as águas do norte da Escócia continental até as Faroé, especificamente a área ao redor de Shetland. No entanto, o Oceanic encalhou e naufragou ao largo da ilha de Foula, Shetland em setembro de 1914.
Nenhum comentário:
Postar um comentário