1. - Origem e construção:
- O Colosso de Rodes foi erguido no ano 280 a.C. por Cares de Lindos, um escultor grego, para celebrar a bem sucedida defesa da cidade de Rodes contra um ataque de Demetrios I da Macedônia.
- Era dedicada ao deus grego do sol, Hélios, e tinha cerca de 33 metros de altura, o que a tornava a maior estátua do mundo antigo.
- Construído em ferro com placas de latão coladas para formar a pele, o Colosso estava localizado na localidade de Rodes, na ilha grega com o mesmo nome.
2. - Colapso e conservação:
- Em 226 A.C., um terremoto causou o colapso do Colosso, mas algumas partes foram preservadas.
- Contrariamente à lenda, os ródios não reconstruíram a estátua segundo o oráculo de Delfos.
- Juan Malalas escreveu erradamente que Adriano a restaurou, mas não foi assim.
3. - Depois da destruição:
- No ano 653, a ilha de Rodes foi conquistada pelos árabes e, segundo a Crônica de Teófanes o Confessor, a estátua foi completamente destruída e os seus restos mortais vendidos.
- Desde 2008, foram anunciados planos não realizados para construir um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização exata do monumento original continuasse controversa.
Rodas é a maior ilha do grupo grego do Dodecaneso, localizada no sudeste do Egeu. A ilha teve um importante protagonismo nos assuntos gregos e mediterrânicos na Idade do Bronze, Arcaico e Clássico, e foi especialmente próspera na época helenística.
Em suma, o Colosso de Rodes continua a ser um símbolo icônico da Antiguidade e da resistência da cidade de Rodes.” Web.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário