Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Dicas para evitar o alto consumo de energia elétrica




O consumo de energia aumenta durante o verão em todo o país. Cada grau centígrado a mais na temperatura ambiente eleva em aproximadamente 3% a demanda mensal por energia elétrica – o equivalente a um mês de consumo de uma cidade com 300 mil habitantes.
VEJA MAIS ALGUMAS DICAS DE USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA:
Ar-condicionado
Utilize apenas o estritamente necessário e mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar entrada de ar do ambiente externo. Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (25º). Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.
Chuveiro
Responde por cerca de 25% do consumo de uma residência. Limite seu tempo debaixo da água aquecida ao mínimo indispensável. Não reutilize resistências queimadas, que aumentam o consumo. Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão” (30% mais econômica).
Televisor
Responde por até 15% do consumo total de uma residência. Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Não durma com o televisor ligado. Além de economia, isso evita acidentes.
Geladeira
Responsável por cerca de 30% do consumo total de uma residência. Instale a geladeira em local ventilado, afastada de paredes em 15 cm, fora do alcance do sol e distante de fogões e estufas. Não abra o aparelho desnecessariamente. Não coloque alimentos quentes na geladeira. Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado. Descongele sua geladeira regularmente.
Máquina de lavar roupa
Responde por até 5% do consumo total de uma residência. Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante. Utilize a dosagem correta de sabão para não repetir a operação enxaguar. Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.
Iluminação
Responde por cerca de 20% do consumo total de uma residência. Evite acender lâmpadas durante o dia. As lâmpadas fluorescentes dão melhor resultado, duram até oito vezes mais e gastam até 80% menos energia. E lembre-se: lâmpadas de maior potência consomem mais energia.
Ferro elétrico
Responde por até 7% do consumo total de uma residência. Acumule a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático. Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.
Fonte: Administradores.com / Foto: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário