Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O lago do terror


"Em uma terra selvagem, há um lago mortal, e todo animal que suas águas adentre transforma-se em pedra." Seria essa uma lenda do passado? Um lago mortal como esse só poderia ser obra da mitologia, uma história há muito esquecida de alguma civilização antiga, certo?
Nada disso. É quase inacreditável, mas o lugar realmente existe - ou algo bem parecido com ele! Trata-se do lago Natron, na Tanzânia, África, com seu impressionante cemitério de aves e morcegos ‘petrificados’.
O fenômeno mortal é causado pela altíssima alcalinidade das águas, cujo pH fica entre 9 e 10,5.Não se sabe ao certo o que leva os animais ao mergulho fatal no lago - talvez sejam confundidos pela luz refletida em suas águas -, mas o fato é que, depois de mortos, seus corpos são calcificados pela composição química especial das águas. Secos e preservados por toda a eternidade, tornam-se criaturas dignas dos mais bizarros filmes de terror.  
As imagens do post foram registradas pelo fotógrafo Nick Brandt para o livro Across the Ravaged Land. As posições extremamente ‘vivas’ que observamos, no entanto, não são naturais - Brandt reposicionou os animais calcificados que encontrou nas margens do lago, justamente com o intuito de trazê-los ‘de volta à vida’.   








Nenhum comentário:

Postar um comentário