Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2024

Qual é a origem dos antigos macedônios?



O antigo reino grego da Macedônia se tornou um dos reinos gregos mais significativos de todos os tempos sob o governo de Alexandre, o Grande .

 Isso ocorreu no quarto século a.C. 


No entanto, como esse reino se originou e de onde os antigos macedônios vieram?

Descendentes de Hércules

Um fato surpreendente sobre os macedônios é que eles eram supostamente descendentes do famoso Hércules, também conhecido como Hércules. Esta lenda aparece já nos escritos de Heródoto, a primeira pessoa a escrever extensivamente sobre a história dos antigos gregos.

Segundo Heródoto, o tataraneto de Hércules era Temenus . 


Este homem, o rei de Argos, tinha três filhos,um desses filhos foi Pérdicas. 

De acordo com o relato de Heródoto, Pérdicas e seus irmãos deixaram Argos e viajaram para o norte, fundando sua própria cidade-estado com Pérdicas como rei. 


Esta cidade-estado ficava na região chamada Macedônia.

Quando é que esta origem lendária do reino dos macedónios realmente aconteceu? O descendente de Pérdicas, apenas cinco gerações depois, era um rei chamado Rei Amintas I. 


Ele era vassalo de Dario I da Pérsia , então suas datas são certas. 

Ele parece ter nascido por volta de 570 AC. Contar cinco gerações até o nascimento de Pérdicas nos leva a cerca de 670 a 695 aC, com uma média de vinte a vinte e cinco anos por geração.


Portanto, embora não possamos estabelecer uma data específica, a origem dos macedônios deve remontar a meados do século VII a.C., quando Pérdicas e seus irmãos deixaram Argos para fundar sua própria cidade-estado.


A origem dos macedônios remonta a Carano,no entanto, ao contrário desta narrativa, muitas fontes afirmam que um certo Carano foi o responsável pela origem dos macedónios. 


Caranus da Macedônia, como muitas fontes se referem a ele, foi o lendário fundador desta cidade-estado e filho de Temenus. Pérdicas, por sua vez, é relegado a um mero descendente de Caranus. 

Qual tradição está correta?

A tradição que faz de Pérdicas filho direto de Temenus é comprovadamente a tradição mais antiga e mais bem apoiada. 


Vários escritores do século V aC apoiam-no, como Heródoto, Tucídides e Eurípides.

Em contraste, ouvimos falar de Carano pela primeira vez no século seguinte. Inicialmente, o vemos inserido em listas genealógicas entre Temenus e Pérdicas. 


Ainda mais tarde, vemos mais gerações entre os dois. Pérdicas finalmente aparece como bisneto de Carano.

É bastante evidente que certos escritores gregos antigos expandiram o registro genealógico de Temenus a Pérdicas para tentar atribuir uma origem mais antiga aos macedônios. 


Na época em que vemos estas listas artificialmente expandidas, os gregos estavam a tornar-se cada vez mais familiarizados com as nações do Médio Oriente, como os assírios e os persas.

Como observou o estudioso Nikos Kokkinos, nesta época, eles estavam fortemente preocupados em fazerem-se parecer tão antigos quanto possível para competir com as nações do Médio Oriente.


A origem grega dos macedônios:


O antigo historiador grego Heródoto registrou um incidente envolvendo Alexandre I da Macedônia, filho do mencionado rei Amintas I. 

Este Alexandre reinou logo no início do século V aC. Segundo o relato de Heródoto, em determinado momento da vida de Alexandre, ele tentou participar dos Jogos Olímpicos .


Apenas os gregos foram autorizados a participar. 

A princípio, ele foi impedido de entrar nos Jogos. No entanto, os Hellanodikai (os juízes dos Jogos Olímpicos) determinaram então que ele era de facto grego com base na sua descendência de Temenus de Argos.


Não está claro exatamente por que sua identidade como grego foi questionada. Heródoto não esclarece esta questão. 

A resposta mais simples, no entanto, é que foi apenas porque a antiga Macedónia estava mesmo à margem do mundo grego naquela época, levando a constantes confrontos e atritos com as tribos não-gregas ao longo das suas fronteiras.


Em todo caso, a evidência histórica mostra que os macedônios falavam um dialeto grego, adoravam deuses gregos, se engajavam em costumes gregos, se viam como gregos e, como viemos a entender, eram aceitos como gregos pelos outros. O próprio Heródoto faz questão de dizer que a dinastia da Macedônia era grega.


Em resumo, podemos ver que a origem dos antigos macedônios remonta à cidade-estado grega de Argos. 

Segundo a lenda, ela foi fundada por Pérdicas, o tataraneto de Hércules em meados do século VII a.C.


✍🏽Por Caleb Howells




Nenhum comentário:

Postar um comentário