Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2024

A conquista Macedônica sobre a Grécia



A anexação da Grécia pelos macedônicos foi um processo histórico que ocorreu entre os séculos IV e III a.C., quando o rei Filipe II da Macedônia e seu filho Alexandre, o Grande, conquistaram e unificaram as cidades-estados gregas sob o seu domínio. A seguir, apresento um texto sobre esse tema, baseado nas fontes que consultei.


A Macedônia era uma região situada ao norte da Grécia, habitada por um povo de origem indo-europeia, que falava uma língua semelhante ao grego, mas tinha costumes considerados bárbaros pelos gregos. Os macedônicos viviam da agricultura e do pastoreio, e tinham uma organização política monárquica, com um rei que detinha o poder militar e religioso.


No século IV a.C., a Grécia estava enfraquecida e dividida pelas Guerras do Peloponeso, que opuseram Atenas e Esparta, as duas principais cidades-estados gregas. Aproveitando-se dessa situação, o rei Filipe II da Macedônia iniciou uma política expansionista, visando conquistar e unificar a Grécia sob o seu comando. Para isso, ele reformou o seu exército, tornando-o mais disciplinado e eficiente, e usou de diplomacia e alianças para obter o apoio de algumas cidades gregas.


Em 338 a.C., Filipe II derrotou as forças de Atenas e Tebas na Batalha de Queroneia, consolidando o seu domínio sobre a Grécia. Ele então criou a Liga de Corinto, uma confederação de cidades gregas que reconheciam a sua autoridade e se comprometiam a participar de uma guerra contra o Império Persa, o grande inimigo dos gregos. Filipe II planejava liderar essa campanha, mas foi assassinado em 336 a.C., antes de realizá-la.


O seu sucessor foi o seu filho Alexandre, que ficou conhecido como o Grande, devido às suas conquistas e feitos militares. Alexandre herdou o trono da Macedônia e o comando da Liga de Corinto, e decidiu levar adiante o projeto de seu pai de invadir o Império Persa. Em 334 a.C., ele cruzou o Helesponto (atual estreito de Dardanelos) com um exército de cerca de 40 mil homens, e iniciou a sua campanha, que duraria até a sua morte, em 323 a.C.


Durante esse período, Alexandre derrotou os persas em várias batalhas, como as de Grânico, Isso e Gaugamela, e conquistou um vasto território, que se estendia da Ásia Menor até a Índia. Ele também fundou diversas cidades, que levavam o seu nome, como Alexandria, no Egito, que se tornou um importante centro cultural e comercial. Alexandre adotou alguns costumes orientais, como o uso de vestes persas e a prostração diante do rei, o que desagradou alguns dos seus generais e soldados, que o acusavam de se deixar corromper pela cultura persa.


Alexandre morreu em 323 a.C., aos 32 anos, em Babilônia, provavelmente vítima de malária ou febre tifoide. Ele não deixou um herdeiro claro para o seu império, que se fragmentou em diversos reinos, governados pelos seus generais, que ficaram conhecidos como diádocos (sucessores). Esses reinos foram: o Reino Ptolemaico, no Egito; o Reino Selêucida, na Ásia; o Reino Antigônida, na Macedônia e na Grécia; e o Reino Atálida, na Ásia Menor.


A anexação da Grécia pelos macedônicos teve consequências importantes para a história e a cultura da Antiguidade. Por um lado, ela representou o fim da autonomia política das cidades-estados gregas, que passaram a ser subordinadas aos reis macedônicos e aos seus sucessores. Por outro lado, ela possibilitou a difusão da cultura grega pelo Oriente, criando uma síntese cultural conhecida como helenismo, que influenciou diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a literatura, a arte, a ciência e a religião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário