Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2024

ODOACRO, O PRIMEIRO REI DA ITÁLIA



Odoacro foi um líder militar que se tornou o primeiro rei da Itália em 476, após depor o último imperador romano do Ocidente, Rômulo Augusto. Seu reinado é considerado como o marco do fim do Império Romano do Ocidente, que já estava em decadência há séculos. Odoacro era provavelmente de origem escira, um povo germânico que habitava a região do Danúbio. Ele serviu como mercenário no exército romano, mas se rebelou contra o governo de Orestes, o pai de Rômulo Augusto, que havia usurpado o trono imperial em 475. 


Odoacro liderou uma revolta de soldados hérulos, rúgios e esciros, e derrotou as forças de Orestes em Placência e Ravena, matando-o e seu irmão Paulo. Em seguida, ele capturou Rômulo Augusto e o depôs em 4 de setembro de 476, enviando as insígnias imperiais para o imperador Zenão, em Constantinopla. Odoacro não se proclamou imperador, mas assumiu o título de rei da Itália (em latim, rex Italiae), reconhecendo a autoridade nominal de Zenão e de Júlio Nepos, o último imperador reconhecido pelo Oriente, que havia sido deposto por Orestes e se refugiado na Dalmácia. 

Odoacro governou a Itália de forma autônoma, mantendo algumas instituições romanas, como o senado e o consulado, e respeitando a religião cristã ortodoxa, apesar de ser um ariano. Ele também distribuiu terras aos seus seguidores bárbaros, reduzindo o patrimônio dos latifundiários romanos.


Ele enfrentou algumas revoltas de seus soldados, que exigiam mais terras e saques, mas conseguiu contê-las. Ele também expandiu seu domínio sobre a Dalmácia, a Nórica e a Sicília, derrotando os ostrogodos, os alamanos e os vândalos. Odoacro teve boas relações com o rei dos visigodos, Eurico, e com o rei dos francos, Clóvis. No entanto, ele entrou em conflito com o imperador Zenão, que o acusou de apoiar os rebeldes na Ilíria e na Trácia. 


Zenão então incitou o rei dos ostrogodos, Teodorico, a invadir a Itália e depor Odoacro, prometendo-lhe o título de rei da Itália. Teodorico aceitou a proposta e iniciou a guerra gótica em 488, com o apoio de outros povos germânicos. Odoacro resistiu bravamente por cinco anos, mas foi derrotado na batalha do rio Isonzo, em 489, e na batalha de Ádige, em 490.

Ele se refugiou em Ravena, onde foi sitiado por Teodorico até 493. Nesse ano, ele aceitou negociar a paz e a partilha do reino com Teodorico, mas foi traído e assassinado por este durante um banquete, em 15 de março de 493. Com sua morte, terminou o reino de Odoacro e começou o reino ostrogótico da Itália. 


Odoacro foi um personagem histórico importante, pois encerrou uma era e iniciou outra na história da Europa. Ele foi o primeiro rei bárbaro da Itália, e o precursor dos reinos germânicos que surgiram após a queda do Império Romano do Ocidente. Ele também foi um governante capaz, que soube administrar a Itália com relativa estabilidade e prosperidade, apesar das dificuldades políticas, econômicas e sociais da época. Ele é lembrado como o homem que pôs fim ao Império Romano do Ocidente, mas também como o fundador de um novo reino, que seria continuado por Teodorico e seus sucessores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário