Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2024

A Ocupação da Capital do Paraguai pelo Exército de Caxias



Em Janeiro de 1869 a Capital do Paraguai foi ocupada pelas forças brasileiras da Tríplice Aliança lideradas pelo General João de Souza da Fonseca Costa. Assunção estava deserta, evacuada por todos os seus habitantes dois dias antes. No dia 5 de janeiro, Luís Alves de Lima e Silva , então Marquês de Caxias, Comandante em Chefe das forças da Triplice Aliança, entrou na cidade com o restante do exército. Como símbolo da liderança do Brasil na conquista do território paraguaio, o Palacio de López, então sede de governo, serviu de Quartel da Cavalaria Riograndense


 A maior parte do exército de Caxias se estabeleceu em Assunção, onde também chegaram logo 4.000 soldados argentinos e 200 uruguaios junto com cerca de 800 soldados e oficiais da Legião Paraguaia . A essa altura, Caxias estava doente e cansado da guerra. No dia 17 de janeiro desmaiou durante uma missa, renunciou ao comando no dia 18 e partiu para Montevidéu no dia 19. Caxias, que havia aniquilado os últimos vestígios da elite do Exército Paraguaio, deu a guerra por encerrada, embora não tivesse conseguido capturar ou matar López. Apesar de não ser o desejo do Imperador, retirou-se do comando. Conferiu-lhe D. Pedro II, o Grão-Colar da Ordem de D. Pedro I, honraria que ninguém havia ainda recebido, e o mais alto grau nobiliárquico do Império: o título de duque, aliás, o único que existiu no Brasil.


As tropas argentinas acamparam nas periferias, em Trinidad, utilizando sua igreja - executada por Carlos Antonio López e onde repousavam seus restos - como estábulo e latrina.


Assim que as tropas entraram na cidade, começaram a saquear todos os edifícios, começando pelos grandes palácios das famílias aristocráticas da capital.


Pelas ruas havia fileiras de objetos e móveis esperando para serem carregados em navios com destino a Buenos Aires e Rio de Janeiro ; Ao navegar, os barcos foram carregados até o topo com objetos saqueados em Assunção. Na década de 1970, tanto a Argentina como o Uruguai devolveram os "troféus de guerra" capturados durante a guerra, mas a maior parte dos saques na capital nunca pôde ser recuperada.


Assunção permaneceu ocupada pelas tropas brasileiras até 1876. 


Com Solano López em fuga, o país carecia de governo. O imperador Pedro II do Brasil enviou seu chanceler José Paranhos a Assunção, onde chegou em 20 de fevereiro de 1869 e iniciou consultas com os políticos locais. Paranhos teve que criar um governo provisório que pudesse assinar um acordo de paz e reconhecer a fronteira reivindicada pelo Brasil entre as duas nações.  Segundo o historiador Francisco Doratioto, Paranhos, "o então maior especialista brasileiro em assuntos platinos", teve um papel "decisivo" na instalação do governo provisório paraguaio. 


Com o Paraguai devastado, o vácuo de poder resultante da derrubada de Solano López foi rapidamente preenchido por facções internas emergentes que Paranhos teve de acomodar. Em 31 de março, uma petição foi assinada por 335 cidadãos importantes pedindo aos Aliados um governo provisório. Isto foi seguido por negociações entre os países Aliados que deixaram de lado alguns dos pontos mais controversos do Tratado da Tríplice Aliança e em 11 de junho foi alcançado um acordo com figuras da oposição paraguaia de que um governo provisório de três homens seria estabelecido. Em 22 de julho, uma Assembleia Nacional reuniu-se no Teatro Nacional e elegeu a Junta Nacional de 21 homens, que então selecionou uma comissão de cinco homens para selecionar três homens para o governo provisório. Eles selecionaram Carlos Loizaga , Juan Francisco Decoud e José Diaz de Bedoya 


O Ministro brasileiro em Assunção, José da Silva Paranhos, apreendeu parte do Arquivo Nacional do Paraguai, que, após sua morte, doou à Biblioteca Nacional do Brasil , o catálogo da coleção Rio Branco. O acervo é composto por cinquenta mil documentos sobre a História do Paraguai, questões de limites e datas e fatos sobre a história do Rio da Prata "e foi restaurado e catalogado no Arquivo Nacional de Assunção na década de 1980. Alguns documentos (cerca de 800) que Acredita-se que Lost tenha sido encontrado nos mesmos nos catálogos recentes e folheações detalhadas da Coleção.A partir de 2016, isso está sendo digitalizado e carregado na Internet pelo Arquivo.


O “Livro de Ouro” oferecido pelas “Senhoras Paraguaias” ao Marechal López no aniversário de seu nascimento, em 24 de julho de 1867, foi descoberto por acaso em uma vitrine do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. Anos depois, o General Ernesto Geisel , então Presidente do Brasil , devolveu solenemente o "Livro de Ouro" à República do Paraguai. Fonte: Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai

Livro por Francisco Doratioto















Nenhum comentário:

Postar um comentário