Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

União entre as torcidas do futebol brasileiro

Você já deve ter visto bandeiras do Flamengo ou do Inter tremulando no meio da torcida do São Paulo e vice-versa. Deve ter se perguntado por que a torcida do Guarani queria tanto que o rebaixado Bugre entregasse o jogo na última rodada do Brasileiro de 2010 para que o Fluminense ficasse com o título. Quem já foi a um Palmeiras x Vasco sabe o quão pacífico é o clima, com torcedores dos dois times misturados nas arquibancadas.
Por volta do início da década de 1980, algumas torcidas organizadas, tendo consolidado seu espaço no contexto do futebol nacional, começaram a cultivar amizade e respeito por outras facções das mais diversas regiões brasileiras. Algumas destas uniões acabaram e se transformaram em ódio. A Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, e a Galoucura, do Atlético-MG, tinham ótima relação. Hoje, nutrem ódio mútuo por conta de desentendimentos internos.
Para deixar mais claro quais são as alianças vigentes entre as “T.O.” atualmente, mostramos aqui uma lista com as uniões. Os nomes de cada uma delas correspondem ao símbolo que as representa.

UNIÃO PUNHO CRUZADO (UPC)
Torcida Tricolor Independente (São Paulo)
Torcida Organizada Camisa 12 (Internacional)
Torcida Jovem do Flamengo
Torcida Jovem do Sport
(Agregadas: Máfia Azul [Cruzeiro] e Dragões Atleticanos [Atlético-GO])

UNIÃO DEDO PRO ALTO (DPA)
Mancha Alviverde (Palmeiras)
Torcida Organizada Galoucura (Atlético-MG)
Força Jovem do Vasco
(Agregadas: Torcida Jovem do Grêmio, Bamor [Bahia], Inferno Coral [Santa Cruz], Mancha Azul [Avaí] eTerror Bicolor [Paysandu])

UNIÃO PUNHO COLADO
Torcida Young Flu (Fluminense)
Torcida Fúria Independente (Guarani)
Torcida Fúria Independente (Paraná)
(Agregadas: Torcida Raça Tricolor [Paulista de Jundiaí], Torcida Falange Tricolor [Fluminense/BA], Torcida Organizada Pavilhão 6 [Remo] e Torcida Fúria Marcilista [Marcílio Dias/SC]

UNIÃO PUNHO CERRADO
Raça Rubro-negra (Flamengo)
Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (Vitória)

Embora essas sejam as uniões oficiais, as torcidas têm muitos outros desdobramentos e alianças ‘paralelas’. No Nordeste, por exemplo as uniformizadas dividem-se em ‘Lado A’ e ‘Lado B’. Entenda:

LADO A
Leões da TUF (Fortaleza)
Jovem Garra Tricolor (Fortaleza)
Torcida Mancha Azul (CSA-AL)
Torcida Máfia Vermelha (América-RN)
Torcida Trovão Azul (Confiança-SE)
Torcida Organizada Bamor (Bahia)
Torcida Organizada Inferno Coral (Santa Cruz)
Torcida Jovem do Galo (Treze-PB)
Força Jovem do Guarany (Guarany-CE)
Torcida Motofolia (Moto Clube-MA)
Fúria Jovem do Baraúnas
LADO B
Torcida Organizada Cearamor (Ceará)
Movimento Organizado Força Independente (Ceará)
Torcida Jovem do Botafogo (Botafogo-PB)
Torcida Comando Vermelho (CRB-AL)
Torcida Garra Alvinegra (ABC-RN)
Torcida Jovem Fanáutico (Náutico-PE)
Tubarões da Fiel (Sampaio Corrêa-MA)
Muitas organizadas também têm suas próprias relações de amizade, sem fazer parte de nenhuma união maior. A Torcida Organizada Os Fanáticos, do Atlético-PR, é o maior exemplo disso. Os rubro-negros mantêm alianças com Máfia Azul, Leões da Fabulosa, Esquadrão Vilanovense, Os Imbatíveis, entre outras.
Evidentemente, a relação entre as “T.O.” é bastante confusa. A Império Alviverde, aliada da Fúria Jovem do Botafogo, por exemplo, deixou de ser DPA ao ter estendido uma faixa dos botafoguenses em sua sede no dia de um jogo contra o Palmeiras (a Mancha é inimiga mortal da Fúria). A Força Jovem do Goiás não é DPA por entreveros com a Galoucura, mas ao mesmo tempo respeita a Mancha. Difícil, né?
Mas é mais estranho saber que a Gaviões da Fiel, por exemplo, já teve uma relação de respeito e amizade com a Torcida Jovem do Flamengo e até mesmo com a Independente, do São Paulo. Hoje, se odeiam, devido a confusões individuais que tomaram proporções a níveis inimagináveis. Como já foi dito, o caso da Galoucura é o mesmo: a organizada atleticana chegou a prestar homenagem aos Gaviões. Atualmente, faz parte da União Dedo pro Alto e é co-irmã da Mancha Alviverde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário