Você já parou para pensar quais são os verdadeiros pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que cercam seu negócio ou projeto?
A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é uma das ferramentas estratégicas mais poderosas — e ao mesmo tempo simples — para tomada de decisão.
Na última aula que ministrei, utilizamos uma abordagem prática em 3 etapas. Compartilho aqui o passo a passo que pode ajudar você ou sua equipe a fazer um diagnóstico claro e objetivo do seu contexto estratégico.
1. Avalie o Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
Liste os principais pontos dentro da sua empresa ou equipe.
Alguns exemplos:
- Força: Qualidade do produto
- Fraqueza: Equipe de vendas desatualizada
- Força: Marca reconhecida
- Fraqueza: Equipamentos obsoletos
2. Observe o Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças
Analise fatores do mercado, tecnologia, economia e sociedade.
- Oportunidade: Linha de crédito governamental
- Ameaça: Nova concorrência digital
- Oportunidade: Aumento na demanda por sustentabilidade
3. Construa Planos de Ação Estratégicos
Relacione os itens anteriores para criar ações reais.
Exemplos:
- Usar uma força (experiência com importação) para aproveitar uma oportunidade (câmbio favorável)
- Corrigir uma fraqueza (equipe desatualizada) diante de uma oportunidade (treinamentos subsidiados)
- Combater uma ameaça (novos entrantes) com uma força (relacionamento com clientes)
Ferramenta prática
Utilizamos essa matriz visual que você pode adaptar ao seu negócio. Se quiser a versão editável, comente aqui ou envie uma mensagem direta — compartilho com prazer.
Solicite o material nos comentários.
#estratégia #gestão #planejamentoestratégico #swot #liderança #desenvolvimentoprofissional #business

Nenhum comentário:
Postar um comentário